Landing Page é uma página na internet que tem como objetivo fazer com que o leitor efetue a ação que você está propondo, seja preencher um formulário (landing page de captura) ou vender um produto/serviço (página de vendas).
De forma prática, landing page é uma página na web criada para um único objetivo: a conversão. Fazer com que um possível cliente efetue uma ação.
A Landing Page evita distrações desnecessárias, perdendo o menu de navegação comum de um site institucional, por exemplo.
Tá, mas e o que não pode faltar em uma landing page?
Principais elementos de uma landing page:
Visual atraente
É aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Um design de qualidade é bem mais satisfatório do que um visual poluído, vamos combinar, não é mesmo?!
O visual de uma landing page deve seguir o padrão da identidade visual da marca e deve conter cores, fotos e/ou ilustrações condizentes com o seu público. É sobre aproximação e reconhecimento. Quem está visitando uma landing page certamente está interessado no que você está oferecendo e desenvolver um visual bonito para o olhar desse público fará com que o tempo de tela seja maior. Automaticamente, aumentamos as chances de conversão.
Título e subtítulo
Um dado divulgado pelo Copyblogger, site referência em copywriting, diz que 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 lerão o restante da página.
Logo, essa mensagem é um dos principais elementos de uma página de conversão. Isso significa que o título e o subtítulo de uma landing page devem introduzir de maneira prática o objetivo da página e fazer com que mais pessoas leiam até o fim.
Descrição da oferta
Depois de conseguir captar a atenção do leitor com um bom visual e um título impactante, chegou a hora de vender sua ideia. Pra isso, devemos descrever bem a proposta, eliminar possíveis pontos de dúvidas, alinhar expectativas e falar sobre as vantagens. Dicas de como fazer isso? Toma:
- Escreva fragmentos ou sentenças curtas, que sejam possíveis de ler com facilidade;
- Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
- Destaque termos relevantes em negrito;
- Fale dos benefícios;
- Em casos onde a oferta é complexa e precisa de mais explicações, você também pode usar um vídeo.
Formulário
Se a sua landing page é de captura, não esqueça do formulário!
O formulário é o elemento que torna a conversão possível. Não é regra, mas em geral, quanto mais informações, menor a taxa de conversão.
Coloque no formulário apenas as informações necessárias. Isso vai fazer muita diferença.
Botão de CTA
Se a sua landing page é de vendas, não esqueça do botão de CTA!
CTA significa call-to-action, traduzindo: chamada para ação. Na prática, é botão do site que o leitor irá clicar para comprar a sua ideia.
Como o objetivo principal de uma landing page é converter, o botão de conversão precisa estar em destaque na página.
Domínio e Hospedagem
Para ter a sua landing page no ar, você vai precisar de um domínio e de uma hospedagem. E como nada nessa vida é de graça, você precisa pagar para ter um. kkkcry*
Tá, e o que é isso?
Domínio é o endereço do seu site na internet, é aquele “nome” que você digita no navegador para acessar um site. (exemplo: www.bosquecriativo.com).
Já a hospedagem é um “espaço” onde os dados da sua landing page são armazenados.
Sem a hospedagem, sua landing page não tem como existir.
Agora que você já entendeu como é que funciona a parada toda, bora fazer a sua?
O Bosque Criativo trabalha no desenvolvimento de landing pages e nosso próximo projeto pode ser o seu. Entre em contato e peça o seu orçamento!
E #boraprobosque em outras redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/bosquecriativo/ | @bosquecriativo
Tiktok: https://www.tiktok.com/@bosquecriativo | @bosquecriativo
Pinterest: https://br.pinterest.com/bosquecriativo | @bosquecriativo
Twitter: https://twitter.com/bosquecriativo | @bosquecriativo