Traduzindo ao pé da letra, storytelling é narrativa.
Tratando-se de marketing, storytelling é a prática de contar histórias boas e relevantes a ponto de entreter e engajar a audiência.
Vamos de exemplo saindo um pouco do marketing e entrando no seu ciclo de amizade?
Provavelmente você tem um amigo(a) que é muito bom em contar histórias(vamos chamá-la de Stéfanie) e outra que deixa um pouco a desejar(chamaremos ela de Flávia).
(É só um exemplo, lógico que eu nem sei quem são essas pessoas!)
Stéfanie e Flávia passaram pela mesma situação, vivenciaram o mesmo acontecimento… A história é muito boa, só que Flávia começa contando pelo final, não cria expectativa, atropela os fatos… Já Stéfanie conta com início, meio, fim, cria expectativa e faz com que a mesma história seja mais interessante. Sendo que é exatamente a mesma história!
Stéfanie consegue criar uma narrativa divertida que engaja toda a galera do rolê. Logo, Stéfanie é a bam-bam-bam da narrativa.
Podemos definir storytelling como uma habilidade de contar histórias. Tem gente que tem e tem gente que não tem. Tratando-se de marketing de conteúdo digital, é possível usar o storytelling estrategicamente a favor do seu negócio.
Em mundo de telas de smartphone onde nosso tempo tá cada vez mais disputado, a atenção é a moeda do século. Se você quer aproveitar o meio digital para crescer o seu negócio, conte histórias que possam agradar, envolver, engajar, divertir, gerar reflexões válidas e úteis.
Dicas de como aplicar storytelling no marketing como estratégia para valorizar a sua marca:
- Primeiramente, conheça bem o seu público. Saber os interesses da sua galera é o ponto de partida para criar narrativas que geram curiosidade, interesse e identificação. Entenda o que seu público gosta de ver. Se ainda não sabe, pergunte, pesquise, questione… Informação é tudo!
- Você não precisa querer vender seu produto ou serviço o tempo inteiro. Lembre-se que pessoas compram de pessoas e muitas vezes valorizamos mais quando sabemos de quem estamos comprando.
- Invista em uma comunicação redonda entre seus canais de contato. O ideal é que todo o marketing esteja alinhado(instagram, whatsapp, ponto de venda, tiktok, youtube…)
- Ok que agora você sabe que é storytelling, mas não precisa jogar 537 narrativas de uma vez e do nada pro seu público. Vai com calma migo(a)!
- Crie conteúdos que façam sentido para o seu público, que sejam interessantes e o principal: fale em uma linguagem que eles entendam!
E por falar em em linguagem acessível, #boraprobosque em outras redes sociais bater um papo sobre branding, publicidade e marketing!
Instagram: @bosquecriativo
Tiktok: @bosquecriativo